terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Evangelho do dia

Isaías 11,1-10; Lucas 10,21-24

Brotará um rebento do tronco de Jessé, um renovo brotará das suas raízes. Sobre ele repousará o espírito do Senhor: espírito de sabedoria e de entendimento, espírito de conselho e de fortaleza, espírito de ciência e de temor do Senhor. Não julgará pelas aparências nem proferirá sentenças somente pelo que ouvir dizer; mas julgará os pobres com justiça, e com equidade os humildes da terra; ferirá os tiranos com os decretos da sua boca, e os maus com o sopro dos seus lábios. A justiça será o cinto dos seus rins, e a lealdade circundará os seus flancos. Então o lobo habitará com o cordeiro, e o leopardo deitar-se-á ao lado do cabrito; o novilho e o leão comerão juntos, e um menino os conduzirá. A vaca pastará um urso, e as suas crias repousarão juntas; o leão comerá palha como o boi. A criancinha brincará na toca da víbora e o menino desmamado meterá a mão na toca da serpente. Não haverá dano nem destruição em todo o meu santo monte, porque a terra está cheia de conhecimento do Senhor, tal como as águas que cobrem a vastidão do mar. Naquele dia a raiz de Jessé, estandarte dos povos, será procurada pelas nações e será gloriosa a sua morada. (Is 11,1-10)

Naquele tempo, Jesus exultou de alegria pela ação do Espírito Santo e disse: «Eu te bendigo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondestes estas verdades aos sábios e aos inteligentes e as revelastes aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque isto foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai; e ninguém sabe o que é o Filho senão o Pai, nem o que é o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.» Voltando-se depois para os discípulos, disse-lhes: «Felizes os olhos que veem o que estais a ver, porque Eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que vós vedes e não o viram e ouvir o que vós ouvis e não o ouviram». (Lc 10,21-24)

Todo o cenário idílico, na primeira leitura de hoje, será possível porque apenas um rebento renovado do tronco de Jessé, o Messias, sobre o qual repousam os sete dons do Espírito Santo, vem instaurar a paz, a justiça, a harmonia, o amor e a fraternidade. Somente Deus pode mudar o rumo da humanidade; somente Deus pode mudar os corações dos homens e das mulheres.
E pela ação do Espírito Santo, Jesus exulta de alegria. Somente se fizermos um caminho na pobreza interior, assente na humildade, se nos despojarmos do nosso orgulho, da nossa vaidade, da nossa mesquinhez, dos nossos egoísmos, é que temos o nosso coração preparado para a vinda do Salvador. Preparemos o nosso coração para este Menino que vai nascer. Transformemos o nosso coração rico de banalidades, presunções, medos, em coração pobre, humilde, capaz de escutar a Sua voz, porque os corações ricos não têm espaço para Deus nas suas vidas.

«Bendito sejas, Pai, senhor do céu e da terra,
porque através da sabedoria da fé e do amor
revelas aos simples o que se esconde aos sábios.

A esperança da tua vinda nos vai conquistando, Senhor,
pois a tua justiça desponta já como rosa de inverno,
tornando possível a utopia messiânica do profeta.

Senhor, nós queremos preparar os teus caminhos
sendo instrumentos da tua paz no nosso ambiente,
para que onde imperam o egoísmo e o desamor
semeemos com Cristo paz, justiça, luz, fé, dignidade,
otimismo, fraternidade e alegria no Espírito. Ámen.» in B. Caballero, A Palavra de cada Dia

Sem comentários:

Enviar um comentário