terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Evangelho do dia

Jeremias 23, 5-8; Mateus 1, 18-24
«Dias virão» -- diz o Senhor -- «em que farei surgir para David um rebento justo. Será um verdadeiro rei e governará com sabedoria: há de exercer no país o direito e a justiça. Nos seus dias, Judá será salvo e Israel viverá em segurança. Este será o seu nome: "O Senhor é a nossa justiça." Por isso, dias virão -- oráculo do Senhor -- em que já não se dirá: "Vive o Senhor, que fez sair os filhos de Israel da terra do Egito"; mas sim: "Vive o Senhor, que fez sair e regressar os descendentes da casa de Israel da região do norte e de todos os países em que os tinha dispersado, para poderem habitar na sua própria terra"» (Jer 23, 5-8)

O nascimento de Jesus deu-se do seguinte modo: Maria, sua mãe, noiva de José, antes de ter vivido em comum, encontrara-se grávida por virtude do Espírito Santo. Mas José, seu esposo, que era justo e não queria difamá-la, resolveu repudiá-la em segredo. Tinha ele assim pensado, quando lhe apareceu num sonho o anjo do Senhor, que lhe disse: «José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que nela se gerou é fruto do Espírito Santo. Ela dará à luz um Filho e tu pôr-Lhe-ás o nome de Jesus, pois Ele salvará o povo dos seus pecados.» Tudo isto aconteceu para se cumprir o que o Senhor anunciara por meio do Profeta, que diz: « A Virgem conceberá e dará à luz um Filho, que será chamado "Emanuel", que quer dizer "Deus connosco".» Quando despertou do sono, José fez o que o anjo do Senhor lhe ordenara e recebeu a sua esposa. (Mt 1, 18-24)

Na primeira leitura deste dia, o profeta Jeremias fala-nos de um rebento justo que será um verdadeiro rei. Este rebento é o Messias, Jesus, que vem estabelecer um reino de paz e de justiça, de amor e de vida. Um reino sem guerras, sem injustiças, um reino de amor. Este Menino vem implantar no coração de cada um de nós a paz, a fraternidade, a amizade e a solidariedade. Por isso, deixemos de lado os nossos medos e as nossas indecisões, as nossas desconfianças e abramos o nosso coração a este Menino.
Isaías já profetizava que uma Virgem daria à luz um Salvador. E é em Maria que se realiza esta maravilhosa profecia. Aceitar a virgindade de Maria é um ato de fé. José viveu alguns momentos atormentado pela dúvida, mas eis que chega o anjo do Senhor e faz com que ele «desperte», e José deixou de duvidar e acreditou. Então a partir desse momento todas as suas dúvidas e incertezas desapareceram. E o milagre aconteceu: graças a Maria o Salvador, «o Deus connosco», habitou entre nós; põe-se entre nós. Jesus, Filho de Deus, ao fazer-Se nosso Irmão, deu-nos a graça de sermos nós também filhos de Deus. 

«Assombro e louvor, Senhor, enchem hoje o nosso coração,
como o de José, perante o mistério do Deus connosco.

Na nossa prece, Senhor, queremos pedir-te hoje
por todos aqueles a quem chamas, como a São José,
para te servir na Igreja, atendendo os irmãos;
pelos pais para que recebam os filhos como um dom teu;
por cada um de nós, para que cumpramos fielmente
a missão que nos confias. Assim nascerá Cristo cada dia
na nossa vida, família, ambiente e comunidade,
como sinal claro do teu amor imenso de Pai
e da tua presença perene entre nós teus filhos. Ámen.» B. Caballero, A Palavra de cada Dia

Sem comentários:

Enviar um comentário