sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Evangelho do dia

Isaías 29, 17-24; Mateus 9, 27-31
Assim fala o Senhor Deus: Daqui a muito pouco tempo, não há de o Líbano transformar-se num jardim parecer uma floresta? Nesse dia, os surdos ouvirão ler as palavras do livro; libertos da escuridão e das trevas, os olhos dos cegos tornarão a ver. Os humildes alegrar-se-ão cada vez mais no Senhor e os mais pobres dos homens rejubilarão no Santo de Israel. O tirano deixará de existir, o escarnecedor desaparecerá e serão exterminados os que só pensam no mal: aqueles que fazem condenar os outros pelas suas palavras, os que armam ciladas no tribunal a quem promete a justiça e sem razão arruínam o justo. Por isso, o Senhor, que libertou Abraão, assim fala à casa de Jacob: «Doravante Jacob não terá de se envergonhar, o seu rosto não voltará  a empalidecer, porque, ao verem no meio dele os seus filhos, obras das minhas mãos, proclamarão santo o meu nome.» Proclamarão a santidade do Santo de Jacob e temerão o Deus de Israel. Os espíritos desnorteados aprenderão a sabedoria e os murmuradores hão de aceitar a instrução.(Is 29 17-24)

Naquele tempo, Jesus pôs-se a caminho e seguiram-no dois cegos, gritando: «Filho de David, tem piedade de nós.» Ao chegar a casa, os cegos aproximaram-se dele. Jesus perguntou-lhes: «Acreditais que posso fazer o que pedis?» Eles responderam:«Acreditamos, Senhor.» Então Jesus tocou-lhes nos olhos e disse: «Seja feito segundo a vossa fé.» E abriram-se os seus olhos. Jesus advertiu-os, dizendo: «Tende cuidado, para que ninguém o saiba.» mas eles, quando saíram, divulgaram a fama de Jesus por toda aquela terra. (Mt 9 27-31)

A profecia de Isaías completou-se plenamente na vinda de Jesus.As curas da cegueira, da surdez, etc. são símbolos da grande cura que Deus quer fazer em nós. Ele quer-nos curar de todos os nossos males, os nossos pecados e libertar-nos da escuridão e levar-nos para a luz. Então aí haverá grande festa, jardins floridos. O grito dos dois cegos «Filho de David, tem piedade de nós» pungente e demonstrador de confiança está permanentemente atual, especialmente neste tempo do Advento que é período de renovada aspiração à santidade e à salvação.
Cada um de nós tem momentos e zonas de cegueira dentro de si. Quantas vezes não somos capazes de ver o que Deus pretende de nós; somos incapazes de ler o que vai dentro do nosso coração; qual o caminho a seguir. Todos somos cegos e necessitamos de dizer continuamente: «Filho de David, tem piedade de mim.». Só Deus é capaz de iluminar o nosso coração. E sabemos que muitas vezes há recantos do nosso coração que ainda se mantêm na sombra, nas trevas. Daí que devemos diariamente implorar a Sua misericórdia para que Ele possa iluminar a nossa existência; pedir-Lhe com fé e confiança que nos ajude a ver o bem e a afastar-nos do mal; a entender a Sua vontade e a seguir o caminho que é mais do Seu agrado.

Sem comentários:

Enviar um comentário