Os desígnios de Deus são insondáveis... quantas vezes li isto sem entender verdadeiramente o seu significado. Nós olhamos para a vida com olhos temporais e desejamos e pedimos a Deus coisas que quando não as temos, nos revoltamos contra Ele. Porém, Deus olha para a nossa vida com olhos de eternidade. Daí o desaguisado!
Com o batismo tornei-me católica e uma filha de Deus. Há medida que fui crescendo em idade, tamanho e entendimento fui adquirindo capacidades que me foram abrindo portas ao conhecimento. Na adolescência deixei-me seduzir pelo mundo, pela caducidade deste mundo frenético, individualista, frívolo e muito pouco caridoso.
A minha alma de crente sofreu avanços e recuos. Infelizmente mais recuos que avanços... A vida encheu-se de reveses e nesses momentos menos felizes e menos agradáveis voltava-me para Deus e discutia com Ele. Até que um dia eu me predispus a abrir a porta a Deus. Abri-a de par em par para que a Luz penetrasse totalmente na minha alma e a aquecesse com o fogo reparador e abrasador que só Deus é capaz de dar, e a minha alma deixou de ter frio.
Deixei de ser seduzida pelo mundo e passei a olhá-lo como ele é: uma peregrinação; um caminho ora reto ora sinuoso; por vezes com dolorosas subidas e vertiginosas descidas. Mas sei que na minha caminhada tenho ao meu lado o maior Amigo que um ser humano pode ter: Deus!
Ele ampara-me nas minhas dolorosas descidas. Nos trilhos mais tenebrosos e escuros Ele é o meu guia e não me deixa cair nem tropeçar. Rejubila comigo quando estou alegre, sofre comigo quando estou triste. Haverá alguém mais amigo do que Deus? Não, não há. Porque Deus está sempre presente, sempre disposto a ouvir os meus lamentos, as minhas angústias, as minhas alegrias, as minhas más disposições e as minhas alterações de humor. Sem que eu o mereça Deus é meu Amigo. Mais: está 24 horas por dia disponível para me ouvir e não é necessário telemóvel, Internet ou qualquer outro meio de comunicação. Basta que eu comece a falar com Ele, como se fala com um grande amigo por quem se tem uma estima infinita, e Ele ouve-me e atende os meus pedidos, as minhas súplicas. Está 24 horas por dia sempre comigo. Quem é o amigo terreno que está assim connosco?
Se as pessoas soubessem como Deus é maravilhoso, possivelmente o mundo seria bem diferente do que é. Deus enche-nos totalmente. Preenche plenamente o nosso coração e todo aquele que deseja a Deus não tem na alma tristeza, amargura ou inquietação que perturbem a paz. Porém, as pessoas estão muito ocupadas com a sedução do mundo, tal como eu também estive durante demasiado tempo e sofri desnecessariamente acabando por nada resolver, somente me desgastando.
Por isso, agora, fecho os olhos e deixo-me levar por Deus, porque somente Ele sabe o que me convém. Deixo-me ser conduzida por Ele e estou certa de que o meu Amigo, infinitamente misericordioso, me levará por caminhos suaves, ainda que à primeira vista me possa parecer que os meus desejos estejam a ser contrariados, porque para o crescimento interior acontecer são necessários sorrisos e lágrimas, ora uns, ora outros, á semelhança dos dias uns de sol, outros de chuva e a sequência de uns e outros fazem parte da nossa peregrinação por este mundo.
Por agora termino com uma frase do Beato Maria Rafael:
«Procura o Coração de Deus, que esse é insondável, funde-te com Ele e não olhes nem busques outra coisa.»
Sem comentários:
Enviar um comentário