«Dizia Job que, se recebemos com alegria os bens de Deus, porque não havemos de receber assim os males?
Mas, acaso tudo isso me impede amá-l'O? Não; devo fazê-lo com loucura.
Vida de amor! Eis a minha regra, o meu voto. Eis a única razão de viver.»
«Quando tenho uma dúvida, alguma coisa em que estou incerto, quando me aperta uma tentação ou me deixo arrastar por alguma fraqueza, procuro fazer um ato de humildade aos pés da tua Cruz e beijar o teu divino Sangue que escorre das chagas dos teus pés, pelo madeiro... e pedir-Te proteção, ajuda e conselho. O que Tu me inspires naquele momento, isso eu faço.»
«O que procura a Deus encontra-O. Para O encontrar é preciso procurá-l'O na Cruz, na renúncia de si mesmo e no sacrifício.»
«Senhor! Só Tu... só Tu permaneces. Nada há debaixo do sol que encha o coração do homem senão Tu! E meu coração está sedento de ti e te procura como o veado as fontes, segundo diz David. Fora do que não és Tu tudo são trevas.»
«Enche, Senhor, o meu coração... enche-o disso que não me podem dar os homens. A minha alma sonha com amores, com carinhos puros e sinceros. Sou um homem feito para amar, mas não às criaturas, apenas a ti, meu Deus, e a elas em ti.
Só a ti quero amar . Só Tu não enganas. Só em ti se verá o desejo cumprido.»
«Quero, Senhor, passar esta quaresma, morrendo pouco a pouco o muito que ainda me falta para viver só para ti, para que algum dia me deixes, Senhor, entrar pela chaga do teu peito e fazer uma celazita junto do teu divino Coração...
Permiti-l'O-ás?
À Santíssima Virgem Maria o peço com fervor.»
Textos de Frei Maria Rafael.